O SINSAÚDE de São José do Rio Preto tomou conhecimento por meio de notícia veiculada pelo jornal Diário da Região, edição de 19 de fevereiro, de que a FUNFARME teria iniciado um processo de demissão de 160 (cento e sessenta) profissionais da Saúde lotados nas UPA’s e UBS’s de Rio Preto, vinculados ao convênio firmado com a Secretaria Municipal de Saúde.
Diante da surpresa anunciada pela imprensa, o SINSAÚDE notificou a FUNFARME e a Secretaria Municipal de Saúde, solicitando esclarecimentos e, ao mesmo tempo, informou a Câmara Municipal de Rio Preto, no intuito de alertar os vereadores sobre o fato.
Os pedidos de esclarecimento foram respondidos nesta quarta-feira (21), através das quais, o SINSAÚDE teve acesso ao ofício encaminhado pela FUNFARME à Secretaria Municipal de Saúde em janeiro do corrente ano, onde informa que o número de desligamentos seria de 350 (trezentos e cinquenta) profissionais da Saúde a partir do dia 01 de março de 2024, ou seja, o número de demissões pode ser extremamente maior do que foi noticiado pela imprensa local.
No entendimento do SINSAÚDE Rio Preto a conduta da FUNFARME representa um ato de dispensa coletiva, para a qual é imprescindível a prévia participação do Sindicato, o que lamentavelmente não ocorreu.
O SINSAÚDE Rio Preto também denunciou o ocorrido junto ao Ministério Público do Trabalho.
Diante da gravidade dos fatos, o SINSAÚDE Rio Preto irá ajuizar uma ação com objetivo de reintegrar imediatamente os trabalhadores demitidos, bem como de impedir novas demissões até que haja negociação com o Sindicato.
“Para nós do Sindicato tudo isso é muito triste, vamos tomar todas as medidas cabíveis para cessar essas demissões e conseguir a reintegração de todos os trabalhadores da Saúde. Nossa preocupação se estende à toda população de Rio Preto, uma vez que não podemos comprometer o atendimento da Saúde num momento em que há uma explosão no número de casos de Dengue em todo o país. Vamos lutar para que não haja um caos na Saúde de Rio Preto”, afirma Reinaldo Dalur, Presidente do SINSAÚDE Rio Preto.
O SINSAÚDE pede para que todos os colaboradores da Saúde que se encontram nesta situação procurem o Sindicato para mais informações.
Seguimos alertas e firmes na defesa dos trabalhadores da Saúde.